COMEMORAÇÃO DO DIA DO COMERCIARIO EM GARANHUNS. NESTE DIA 21/10/2024

Neste dia 21/10/2024 comemoraremos mais um Dia do Comerciário, válido para todos os seguimentos no Comércio em Garanhuns.

A categoria comerciária é, sem dúvida, uma das forças de trabalho que mais cresce no país. Por essa razão, trata-se de um segmento digno de todas as homenagens, visto que ele é a ponte entre os meios de produção e distribuição e o consumidor final.

É ele que acorda cedo e, muitas vezes, vai dormir mais tarde. Trabalha aos finais de semana e aos feriados, torna-se amigo dos clientes da loja ou outro estabelecimento onde trabalhe. Por seu empenho e importância, ganhou esta data, o Dia do Comerciário, além do reconhecimento como profissão.

Aqui em Garanhuns, é feriado, criado por Lei Municipal nº 2.131 em 17/09/1984, portanto, completamos 40 anos de forma Oficial o Dia dedicado ao Comerciário, graças aos saudosos Vereador HUMBERTO ALVES DE MORAES e o Prefeito que sancionou a referida lei, JOSÉ INÁCIO DA SILVA. Nossa eterna gratidão.

Em seguida a inserimos nas Convenções coletivas que se sucederam.

No período mais recente, em 14 de março de 2013, a presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.790/2013, regulamentando a profissão do trabalhador e da trabalhadora do comércio.

Muita gente se pergunta: Por que é comemorado em datas diferentes? Nas campanhas salariais, os sindicatos passaram a negociar melhor as convenções coletivas de trabalho, assegurando benefícios superiores ao que a legislação estabelece e o Dia dos Comerciários e das Comerciárias. Em várias cidades, as celebrações acontecem em datas diferentes, conforme o que for melhor em cada localidade. Em Pernambuco é quase uma unanimidade, por exemplo, os Sindicatos dos Comerciários têm assinado as Convenções Coletivas garantindo a data na terceira segunda-feira do mês de outubro de cada ano.

A Diretoria