Comitiva brasileira participa de comissões temáticas na 112ª Conferência da OIT
4
A UGT- Brasil participa da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça. Durante o quarto dia de trabalho nas comissões temáticas, líderes governamentais, de empregadores e empregados de todo mundo debatem sobre condições de trabalho, adequação de medidas de proteção ao trabalhador e outros temas estratégicos globais. Na comissão que envolve riscos biológicos deverá ser adotada uma convenção e também uma recomendação sobre o tema.
O presidente da CONTEC e secretário de Relações Internacionais da UGT Lourenço Prado avalia a necessidade de ampliar o diálogo para a aprovação de um texto final positivo. Apesar disso, Prado vê dificuldade no andamento de pautas importantes. “Aqui na Organização Internacional do Trabalho, está havendo uma dificuldade muito grande porque a objeção de se incluir aquilo que envolve o direito de greve e negociação coletiva. Isso realmente é inaceitável que fique de fora. São dois direitos fundamentais desta declaração na comissão de estratégia de manutenção dos direitos fundamentais”, completou.
A convenção debate ainda o trabalho decente e economia do cuidado. Os cuidadores representam praticamente quatrocentos milhões de trabalhadores ao redor do mundo. As tratativas em torno disso estão avançando, mas deve seguir o rito dos trabalhos. Nesta quinta-feira, haverá discussão sobre medidas de proteção à categoria e em seguida é iniciado o processo de votação para a extinção de quatro convenções internacionais do trabalho.
Outras comissões importantes continuam promovendo debates e troca de experiências entre os líderes globais. Na Comissão de Normas estão sendo apresentados casos específicos. Há ainda reuniões entre blocos e grupos de acordos comerciais e econômicos, como por exemplo a reunião do BRICS, para tratar de temas trabalhistas em um cenário de cooperação. As comissões devem continuar os trabalhos nesta sexta-feira, com discussões e votações para a formulação de proposições e acordos internacionais.
www.contec.org.br
Comentários
Postar um comentário