112ª Conferência da OIT: Comissões debatem redação final

A comitiva brasileira na 112ª Conferência da OIT permanece atuando em diferentes frentes de trabalho. Ao longos dos últimos dias, o grupo de trabalhadores da Comissão de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, os delegados avaliaram o texto da Comissão de Redação, em busca de uma proposta ampla e equilibrada. Além disso, acontecem reuniões tripartites entre empregadores, trabalhadores e governos de diferentes regiões.

Duas reuniões tiveram destaque no aprofundamento dos debates sobre a regulação dos Riscos Biológicos no ambiente de trabalho. A Comissão conseguiu, por ampla maioria, avançar na elaboração de duas normas internacionais: uma Convenção e uma Recomendação da OIT.  A delegação brasileira pôde se reunir com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Convidado, Marinho apresentou planos que estão sendo desenvolvidos pelo governo e aprimorou o debate sobre estratégias de atualização do mercado de trabalho.

Ainda nesta segunda-feira (10), o presidente da CONTEC e secretário de Relações Internacionais da UGT, Lourenço Prado, participou da Comissão de Aplicação de Normas. A discussão sobre inteligência artificial e seu impacto no futuro do trabalho também é destaque. Com foco nas transformações tecnologias nas relações e nas condições de trabalho. “As Tecnologias Disruptivas como a IA e o Futuro do Trabalho dialogado, legislado e julgado” completou.

O Diretor-Geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, convidou os presidentes de centrais sindicais do Brasil para uma reunião sobre temas de interesse das categorias e aprimoramento do diálogo.

O Conselho de Administração da OIT, realizou a eleição de 19 membros, incluindo o brasileiro Antônio de Lisboa Amancio Vale. Veja a lista:

www.contec.org.br