Os 12 trabalhos de Lula
Hércules, herói mítico grego, foi condenado a 12 trabalhos. Todos exigiam força, mas o grego mais usou da inteligência do que da força, redimindo-se do crime cometido e aplacando a ira da deusa que o perseguia.
João Franzin*
Lula, que crime não cometeu, tem também duros trabalhos a realizar.
Os do mitológico pernambucano são basicamente 3:
1) Reconstituir o regime democrático enfraquecido pelo bolsonarismo.
2) Reconstruir o Estado atacado, e avariado, incessantemente por Bolsonaro, Guedes e aliados, daqui e de fora.
3) Restabelecer a unidade entre os brasileiros, pacificar o País e baixar a fervura atiçada pelo regime de ódio.
O grego, para cumprir sua missão, teve, além da própria força e astúcia, o apoio da deusa Atena. Já Lula não tem uma deusa em seu apoio.
Nesse caso, a deusa tem que ser o próprio povo, por meio de suas organizações e entidades, entre as quais, e com destaque, o sindicalismo.
Para tanto, nosso dever, nesse mutirão mítico e patriótico, é não perder de vista os objetivos, tampouco jogar nos ombros do governante outras responsabilidades que o afastem do tripé Mais Democracia, Mais Estado, Mais Paz.
O que Lula busca, nesta gestão, como ele mesmo diz, é incluir o pobre no orçamento. Vale dizer, propiciar renda às camadas sociais de baixo, como, por exemplo, restabelecer a política de aumento real ao salário mínimo.
Até porque, sem renda, a Democracia capenga, o Estado perde potência e a Paz social não se efetiva.
Qualquer invencionice da nossa parte não ajudará Lula em seus trabalhos e só fortalecerá os inimigos da Paz, do Estado e da Democracia.
(*) Jornalista. É diretor da Agência Sindical
Comentários
Postar um comentário