Saiba quando e como se aposentar no INSS
A única forma de conseguir um benefício com valor significativo é fazer, com antecedência, a programação da aposentadoria para saber qual é a aposentadoria mais vantajosa a pedir e quando é o melhor momento para solicitá-la e se o seu valor estará dentro das suas necessidades.
Portanto, antes de requerer sua aposentadoria, o contribuinte deve se informar sobre os diferentes tipos de aposentadoria (por idade, por invalidez, por tempo de contribuição ou especial em atividades insalubres/periculosas/penosas) e se certificar sobre qual o tipo que melhor se adapta à sua condição de contribuinte. Além disso, é importante saber o que pode ser contado como tempo de serviço, como por exemplo, o tempo de trabalho rural, militar, como aluno-aprendiz em cursos técnicos, o período de auxílio-doença, etc.
Além disso, é possível aumentar o tempo de serviço se você exerceu atividades insalubres/periculosas/penosas (a cada 4 anos de trabalho exercido nessas condições especiais, você ganha 1 ano a mais).
O momento correto para requerer o benefício também é importante. Requerer a aposentadoria antes do tempo pode impor uma redução de mais de 30% no valor do salário de benefício, em razão do fator previdenciário. Por isso, é necessário fazer simulações do tempo de contribuição e renda mensal inicial.
Para evitar problemas, orientamos todos os contribuintes a procurarem aconselhamento profissional especializado antes de realizar o requerimento de aposentadoria no INSS. Pequenos detalhes na hora de solicitar a aposentadoria podem transformar seu descanso merecido num incômodo desnecessário.
Comentários
Postar um comentário